ArtigosSegurança Condominial

Aumento das entregas em condomínios demanda cuidados extra

As entregas em condomínios são cada vez mais usuais. Com o aumento do home-office e da oferta dos serviços de delivery, virou rotina ver entregadores às portas dos condomínios. Essa nova dinâmica impõe cuidados adicionais aos processos de segurança. Toda atenção é necessária.

Para se ter uma ideia do volume de entregas no país. Um estudo da Statista, empresa especializada em dados de consumo, revelou que o Brasil ficou na liderança do segmento de delivery na América Latina, em 2020 e deve fechar o ano com essa liderança ainda mais consolidada. No ano passado, o Brasil foi responsável por 48,77% das entregas feitas em toda América Latina, seguido por México (27,07%) e Argentina (11,85%). No Brasil, o setor movimentou US$ 72 bilhões em 2020 – bem acima de 2019, quando o valor ficou em US$ 43 bilhões.

E essa é uma tendência que só deve aumentar, com a mudança de comportamento dos usuários.  E como lidar com esse novo comportamento e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos condôminos? É importante que as regras sejam definidas pelo síndico e estejam claras para todos. Uma das principais decisões é se será permitida a entrada dos entregadores no condomínio para acessar as unidades ou se os moradores deverão receber as encomendas no portão.

Alguns condomínios designam um dos funcionários para receber todas as encomendas e as entregar de porta em porta. Se houver essa possibilidade, é uma medida que traz conforto e segurança a todos.

Outra medida importante é avisar a Portaria de que encomendas estão sendo aguardadas (também se aplica a prestadores de serviços) assim quando houver uma entrega não esperada, pode-se tomar ainda mais cuidados com essa abordagem.

Quando o entregador chamar pelo Porteiro, o contato direto deve ser evitado ao máximo, pois muitos falsos entregadores utilizam dessa artimanha para render o profissional e ter acesso ao condomínio.

Em todas as entregas, o Porteiro deve conferir a empresa responsável pelo delivery e ficar atento a qualquer inconsistência. No caso de entregas de volumes maiores, em que os entregadores acessar as unidades, essa conferência precisa ser ainda mais criteriosa com o devido registro das pessoas que acessarão o condomínio, mesmo que por um breve momento. O ideal é que o morador acompanhe esses profissionais em todo o percurso dentro do condomínio.

Sobretudo, é importante que essas e outras regras estejam claras e comunicadas a todos os moradores. Quanto mais os processos de segurança forem seguidos e respeitados, maiores as chances de não haver incidentes e ocorrências.

0 %