ArtigosSegurança Condominial

Tentativas de intrusão a condomínios crescem e demandam mais segurança

Além do treinamento contínuo dos prestadores de serviços, contar com bons equipamentos de segurança podem ser cruciais para a proteção desses locais

As tentativas de intrusão a condomínios têm se tornado cada vez mais comuns nas grandes metrópoles. Os possíveis intrusores usam diversos falsos argumentos para conseguir entrar nos edifícios: leitura de quadro de luz, instalação de ponto de tv a cabo, entrega de produtos de um grande varejista, pesquisa sobre quantidade de vacinados, e por aí vai. A lista de modelos de golpes é grande e tem exigido cada vez mais atenção dos porteiros e o cumprimento rigoroso dos processos de segurança.

O Grupo Souza Lima tem acompanhado a mudança de modus operandi desses criminosos e reforçado os cuidados que porteiros, controladores de acesso e vigilantes precisam tomar para evitar que as intrusões aconteçam. Mas um sistema de segurança é composto por um conjunto de recursos: humanos, processuais e eletrônicos. Para reforçar a segurança eletrônica, recomenda-se a utilização de alguns equipamentos como:

  • Sistema de CFTV: o Circuito Fechado de Televisão desempenha um importante papel na estrutura de segurança, uma vez que permite o registro de tudo o que acontece nas áreas comuns do condomínio. O ideal é que as imagens captadas sejam gravadas em nuvem, em tempo real, como o auxílio de câmeras IP. A proteção será ainda maior se o sistema dispuser de vídeo-analíticos, que aumentam a acuracidade do monitoramento.
  • Sensores de presença: Sensores infravermelhos detectam a presença de pessoas em ambientes protegidos; em caso de intrusão, alarmes são enviados à central de monitoramento para as devidas providências e pronta-resposta.
  • Monitoramento 24h: Os clientes do Grupo Souza Lima têm à disposição serviços de monitoramento eletrônico 24 horas, em que especialistas monitoram as imagens captadas – com o auxílio de vídeo analíticos – para atendê-los em caso de ocorrências. Assim que uma emergência é detectada ou informada, os alertas são emitidos tanto para as equipes de vigilância, quanto para as forças policiais. A pronta resposta aos eventos é o que garante o sucesso desse serviço.
  •  Controle de Acesso: O Grupo Souza Lima disponibiliza o Controle de Acesso Inteligente, solução que permite agilizar o fluxo de pessoas e a entrada de moradores, visitantes, fornecedores ou prestadores de serviços de forma rápida e segura utilizando apenas o celular. Basta fazer login no aplicativo e ao se aproximar dos locais indicados, os portões serão abertos, sem contato físico com os dispositivos, pois será preciso apenas o celular com senha, impressão digital, leitura facial ou qualquer outro meio de autenticação disponível. Para visitantes, fornecedores e prestadores de serviços, é possível convidar e autorizar entrada sem que seja necessário o intermédio de porteiros, recepcionistas ou seguranças. E o morador é notificado em tempo real no momento exato que o convidado utilizar o acesso digital compartilhado.
  • Proteção Perimetral: O Grupo Souza Lima conta com sistema de P.P.I. (Proteção Perimetral Inteligente), com utilização de cerca elétrica não nociva ao ser humano, porém, com choque pulsativo e efeito inibitivo e de extremo desagrado, afastando invasores e ameaças ao condomínio, fábrica ou empresa. Tem a função de repelir uma possível invasão pelos muros da propriedade. Não é nociva ao ser humano por não possuir energia suficiente, pois seu choque é pulsativo com efeito inibitivo, porém o contato com o corpo humano é de extremo desagrado. O alarme dispara quando há um rompimento ou aterramento dos fios que constituem a rede de proteção do sistema.
  • Projetos de segurança: O Grupo Souza Lima conta com uma equipe multidisciplinar de consultores com a experiência necessária para criar planos que atendam às necessidades e especificidades de cada cliente, com estratégias para obter melhores resultados e excelência na entrega dos serviços.

Uma das ações mais importantes para garantir a segurança de casas e condomínios é contar com um planejamento profissional de Segurança Privada. Apenas especialistas detêm o know-how necessário para fazer o correto diagnóstico das vulnerabilidades do local e quais as melhores estratégias e equipamentos para eliminar ou minimiza-las. Há mais de 30 anos, o Grupo Souza Lima vem desenvolvendo projetos e prestando serviços de Portaria, Controle de Acesso e Vigilância sob medida para condomínios de todo o país.

0 %