ArtigosSegurança Condominial

Saiba como agir em situações de emergência em elevadores

Ocorrências como incêndios, alagamentos e queda de energia podem paralisar as operações de elevadores e colocar em risco usuários, crianças e pets. Por isso, é importante manter a calma e seguir alguns cuidados.

A melhor forma de evitar acidentes é preparando-se para eles. Em edifícios, um dos pontos que demandam atenção e muita manutenção são os elevadores. Incêndios, alagamentos, quedas de energia e mau funcionamento podem colocar pessoas, crianças e animais em perigo e causar muito mal-estar. Por isso, além da manutenção preventiva, é aconselhável tomar alguns cuidados para evitar males maiores.

Confira algumas dicas importantes que podem ajudar a lidar com diversas situações de forma segura.

Incêndio

A primeira recomendação em um edifício em caso de incêndio é suspender o uso dos elevadores, porque as chamas podem causar curto-circuito no sistema elétrico, podendo causar explosão, e comprometer o bom funcionamento dos equipamentos.

Se houve pessoas no elevador, é importante que elas mantenham a calma e que haja comunicação constante para que saibam sobre a evolução do socorro e medidas de resgate.

Os profissionais indicados para esse resgate são os do Corpo de Bombeiros, que deve ser acionado imediatamente à detecção do incêndio. Empenhar demais colaboradores do condomínio para uma ação dessas pode colocar em risco tanto as pessoas presas no elevador como os próprios funcionários.

Alagamento

Outro momento de atenção, deve ser durante o período de fortes chuvas, principalmente quando há risco de alagamento. Em uma situação de possível inundação na garagem do edifício, o melhor é prevenir e evitar os elevadores, inclusive em casos de pequenas infiltrações de água.

As fortes chuvas também podem trazer problemas para os condôminos quanto ao bom funcionamento dos elevadores. Em caso de inundação da garagem, por exemplo, os elevadores podem ser atingidos por uma grande quantidade de água, danificando os sistemas elétricos. O ideal é que, se houver o risco de alagamento, os elevadores sejam direcionados aos andares superiores e desligados para não comprometer os componentes elétricos e eletrônicos. Caso o poço seja alagado, é preciso acionar a manutenção especializada antes de utilizar os elevadores novamente.

Queda de energia

 Em casos de queda ou oscilação de energia, é importante que os elevadores sejam desligados porque essas alterações no fornecimento de eletricidade podem causar danos elétricos e até prender os usuários na cabine.

 

Demais cuidados

  • Crianças menores de 12 anos não podem subir ou descer os andares sem acompanhamento de responsáveis para evitar que se coloquem em situações de risco. Apertar vários botões, pular na cabine, dentre outras “brincadeiras” podem causar paradas súbitas e acidentes.
  • Da mesma forma, os pets também precisam de segurança. O ideal é que sejam carregados no colo ou estejam sob guias e coleiras adequadas ao entrar ou sair do elevador.
  • É importante que dentro do elevador haja a sinalização do contato da empresa responsável pela manutenção do maquinário, do Corpo de Bombeiros e do edifício.
  • Os edifícios devem contratar empresas credenciadas para manutenção periódica de seus elevadores para evitar acidentes e mau funcionamento.
0 %