ArtigosDireito Condominial

Reduza o consumo de energia elétrica em condomínios

Nesse ano, o brasileiro sofreu com altas seguidas da conta de energia elétrica. A crise hídrica que o país enfrentou fez com que o governo acionasse as termoelétricas, uma forma bem mais cara de produção de energia, o que onerou muito as despesas. Por isso, nunca foi tão importante adotar medidas de economia de energia como agora.

Desde 2014, as lâmpadas vêm sendo trocadas por tecnologias melhores e mais econômicas. As fluorescentes, por exemplo, consomem 79% a menos de energia do que as incandescentes. Hoje, as lâmpadas LED fazem ainda mais sucesso por serem mais duráveis e gerarem mais economia que as outras. Além disso, aliar sensores de presença e minuteria à iluminação aumenta em 40% a vida útil da lâmpada e gera uma economia de até 60%

Em muitos condomínios, a energia solar fotovoltaica já está sendo produzida e utilizada. Segundo a CPFL Paulista, para a instalação de sistemas fotovoltaicos basta ter telhados em bom estado nas áreas comuns como academias, salões de festas, churrasqueiras ou até mesmo no solo, caso seja viável. Mesmo em condomínios verticais, é possível instalar as placas no telhado.

Outra forma de gerar economia é fazendo a manutenção de todas as instalações, mas principalmente a dos elevadores e a das bombas. Elevadores com mais de 15 anos devem ser substituídos por modelos mais atuais; a economia de consumo de energia superará o investimento nos novos equipamentos.

Essa manutenção inclui, por exemplo, a pintura dos ambientes internos com cores claras, o que reduz a necessidade de iluminação durante o dia. E, claro, manter todas as instalações “em dia” traz além de economia, segurança! Equipamentos defasados levam a riscos de quedas de energia, incêndios e outros contratempos que podem ser evitados com a correta adoção de medidas de conservação.

É recomendado também que toda a instalação elétrica seja revista a cada cinco anos. Edifícios muito antigos precisam ser analisados para verificar se o aterramento segue as recomendações da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para fazer manutenções periódicas, conte com o Grupo Souza Lima. Profissionais habilitados e experientes farão as manutenções preditivas, preventivas e também corretivas com eficiência. Conte com o Grupo Souza Lima.

0 %