Artigos

Inadimplência no pagamento das taxas condominiais cai no Estado de São Paulo

Os processos por falta de pagamento de taxa condominial caíram 14,3% em novembro em comparação a outubro, segundo dados do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) resultado de uma pesquisa junto ao tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A redução é ainda maior se comparado a novembro de 2020: 20,5%.

A AABIC – Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios do Estado de São Paulo também divulgou dados de redução da inadimplência no pagamento de boletos condominiais no Estado. Segundo a entidade, no terceiro trimestre deste ano, o índice médio ficou em 2,11%, a menor média desde 2004.

Especialistas das entidades consultadas indicam que a maior necessidade de ficar em casa, nesse período de pandemia, levou à intensa redução da inadimplência. Essa estabilidade dá condições de os condomínios regularem seus caixas e projetarem melhorias significativas para todos os condôminos.

Além disso, as gestões mais eficazes de administradoras e síndicos também tem contribuído para a redução dos valores das taxas condominiais, o que também facilita os pagamentos. Uma gestão eficiente é aquela atenta aos mínimos detalhes e que está sempre procurando novas formas de reduzir custos e melhorar os processos. Aqui algumas sugestões de como obter melhores resultados:

Formas de reduzir custos em condomínios

  • É necessário que os condôminos se engajem no objetivo de reduzir custos. Isso envolve evitar desperdiçar recursos como água e luz, além de outras medidas.
  • Contratar empresas idôneas é sempre importante; deve-se orçar com várias empresas recomendadas, mas buscar preços justos faz parte da boa gestão.
  • Adoção da Portaria Remota é uma forma eficaz de aumentar a segurança e de reduzir os custos.
  • Manutenções prediais preventivas e preditivas são importantes para evitar reparos maiores e mais caros, portanto são aliadas da gestão eficiente.
  • Trocar as lâmpadas com maior eficiência energética.
  • Dispor de sistemas de gestão, de controle orçamentário e outros diversos aplicativos pode trazer mais eficiência e melhor performance.
0 %